- Uai, dona Zuleica, tentei ver no jornal ontem… Não falaram nada desse depoimento que você falou.
- Do Dino?
- Não! Daquele que tava na Espanha.
- Ah! O Tacla Duran. Alguns jornais abordaram o assunto, sim. Mas boa parte da imprensa ainda vê, no juizeco, esperança para conter iniciativas progressistas na economia.
- Tendi nada.
- Então, vamos começar do começo. Por que pobre vota no Lula?
- Porque o presidente ajuda a gente?
- Ajuda?
- Ajuda, ué! Tem o Bolsa Família, aumento do salário mínimo, Mais Médicos, aquele lá da moradia…
- Sim. O Minha Casa, Minha Vida.
- Isso.
- Certo. E por que tem pobre que não vota nele, de jeito nenhum?
- Isso você já me explicou. Por causa das pautas de costumes.
- Também. Foi um dos mecanismos usados pela extrema direita para criar antipatia às esquerdas, apelando para temas que são caros como a segurança, a moral e a família.
- Mas, por que isso cola?
- Como as esquerdas defendem as minorias e os direitos humanos, eles passam a tratar essas causas como ameaçadoras para a sociedade. Lutam contra o racismo, como se fosse uma busca de privilégios, contra o feminismo, que acusam de ser nocivo à família, associam a população LGBTQIA+ à pedofilia, encampam discursos como “bandido bom é bandido morto”...
- E o que isso tem a ver com o Moro?
- Porque o outro motivo para pobres e também a classe média rejeitarem o PT é o combate à corrupção, por anos representada pela Lava Jato.
- Tendi. E por quê?
- Por que, o quê?
- “Conter iniciativas progressistas”?
- Porque a única maneira de reduzir a pobreza é distribuir renda, que hoje está concentrada em uma parte muito pequena da população, da qual fazem parte todos os donos de grandes veículos de mídia e das empresas que anunciam e investem neles.
- Vixe! E o que disse o tal do Durão?
- Tacla Duran, Helena!
- Esse aí.
- Disse que foi extorquido pelo sócio da conja a pagar 5 milhões de dólares para fazer delação premiada e responder em liberdade. Que pagou 600 mil e fugiu pra Espanha e que, quando não pagou mais, o Marreco decretou sua prisão de novo, inclusive acionando a Interpol. Ele só escapou porque tem dupla cidadania.
- Gente!! E a Globo acha que escondendo isso, vai manter a imagem do marreco?
- Com as bobagens que o Lula falou e com a ameaça do PCC, Moro voltou dos mortos ao noticiário. A CNN deu duas horas pra ele posar de herói e vítima.
- Mas o que o Lula falou não foi bem uma bobagem, né? Nem fui eu que ficou presa injustamente e também queria vingança contra esse pilantra.
- Mas o Lula não pode falar essas coisas. Se bem que, a fala sobre ser uma armação faz bastante sentido. Essa investigação não tinha nada que estar em Curitiba e a juíza amiga do Moro determinou as prisões logo depois da primeira fala do Lula. Ainda tentaram envolver o Intercept...
- Quem é esse?
- O jornal que divulgou a Vaza Jato. Ao associar o Intercept ao PCC esperavam desacreditar a Vaza Jato e redimir o juizeco.
- E conseguiram?
- Nada! Logo de cara, deu pra perceber que o documento que faria essa associação estava fraudado.
- Mas é uma gente muito burra!
- Essa é a nossa sorte, Helena. Aliás, você tem que ver o depoimento do Dino na Câmara, ontem. Sensacional!
- O que houve?
- Armaram uma arapuca para ele, mas ele é muito mais preparado! Com humor e conhecimento, respondeu tudo, desfez fakenews e ainda esculachou os bolsominions…
- Falar em fakenews, biroliro volta mesmo?
- Acho que não. Parece que o Anderson Torres trocou de advogado, o que pode indicar intenção de fazer delação premiada. E ainda teve essas outras jóias encontradas com o Piquet… Arrisca ele chegar e ser conduzido direto pra depor na PF.
- Eita! E isso a Globo mostra?
- Deve mostrar. O coiso foi um acidente de percurso da campanha anti-petista. Sabiam que ele era um incompetente desequilibrado, mas achavam que o Guedes conseguiria levar a economia para onde eles queriam. Quando entenderam que não, ele também virou alvo.
- Oba! Então, vou chegar mais cedo, amanhã.
- Ôxi!
- Quero ver isso é na sua TV grande, da sala! E comendo pipoca.
- Ah, Helena! Se isso acontecer, vai inflacionar o mercado de TV.
- E de pipoca.
Texto publicado em minha coluna de hoje do Alô Brasília
https://alo.com.br/traz-pipoca/