- Tá quieta, hoje, Helena!
- Pensando aqui… Homem é tudo igual, né?
- Ah, não! Não é, não.
- Poxa! Teve aquele caso lá no BBB…
- Ué!? Você assiste?
- Ouvi o povo comentando. Dois caras expulsos, porque abusaram da mexicana.
- Sim! Importunação sexual é crime. A propósito, a TV também deveria ser punida por ter deixado a coisa se desenrolar, certamente, pelo apelo que isso teria na audiência.
- Verdade. Fico pensando. Os caras lá, com câmeras para todo lado! E mesmo assim, fizeram isso. Imagina se não estivessem sendo filmados, que nem aqueles jogadores de futebol que foram condenados…
- É! Alguns homens têm essa ideia de que podem tudo sobre os corpos das mulheres. Mas não são todos.
- É porque tu não anda de ônibus.
- Sério!?
- Tá certo. Não são todos. Mas, sempre tem um que dá um jeito de tirar uma casquinha.
- Credo! Você sabe que é crime, né?
- Sei. A mulherada tá informada. Outro dia desses, teve até briga. A menina queria que o ônibus fosse pra delegacia porque o cara passou a mão nela. O motorista não queria, que já tava atrasado… Foi um fuzuê.
- Eita! E aí?
- Não teve jeito. Ainda bem que tava perto. O tarado, a moça e umas outras duas que se ofereceram de testemunhas ficaram lá.
- Bem feito pra ele.
- E os prefeitos que vieram prum encontro com o Lula e foram pro bordel?
- Eu vi! Que absurdo, né? Com carro oficial e tudo! Tomara serem identificados para restituírem o gasto aos cofres públicos.
- E pras esposas ficarem sabendo.
- Justo. Mas até que essa safadeza de alguns homens tem um lado bom!
- É!?
- Sim! Você viu? O Trump pode ser preso, por pensar com o…
- Dona Zuleica!
- Tá, Helena! Com a cabeça de baixo.
- Eu vi isso, mas não entendi bem. É crime ter amante nos States?
- Não. O problema é que ele subornou a mulher e, obviamente, não declarou isso, o que desrespeita as leis financeiras americanas, tanto de gestão de empresa quanto de financiamento de campanha.
- Ah! É igual aqui, né?
- Como assim?
- O político pode mentir, ameaçar, matar… Pode até tentar golpe de estado. Mas o povo só fica contra se ele for pego roubando.
- Não é todo mundo que pensa assim, mas, sim, para boa parte da classe média, domesticada pela campanha anti-PT e pelos desmandos da lava-jato, não há nada pior, no mundo, que corrupção.
- E o PT é tão corrupto assim?
- O poder corrompe, Helena. Todo governo tem corrupção. O que faz a diferença é o que se faz com ela, os mecanismos de controle, a independência dos órgãos de combate. Mas é impossível acabar com ela, e uma das razões é esse nosso presidencialismo de coalizão, em que não se governa sem uma boa base no Congresso, dominado pelo centrão, fisiológico e corrupto. Você vê… O governo Lula recém começou e já pipocou um caso de corrupção. De quem? Do ministro indicado pelo União Brasil. Que, pra piorar, também não garante apoio ao governo e tá pressionando pela liberação das emendas do orçamento secreto.
- Aí, é dureza!
- Isso me faz voltar ao seu assunto inicial. Lembrei do biroliro, pulador de cerca. Arrisca até ser pai do neto, mas, já assumiu que, pras obrigações conjugais, só com “aditivo”.
- Aff! Porque lembrou disso?
- Associei o aditivo a dinheiro.
- Tem nem comparação. Credo! Imagina aquele homem horrível, aditivado!? Não tem emenda que pague.
Texto publicado em minha coluna de hoje no jornal Alô Brasília
https://alo.com.br/sem-emenda/