Textos



Felicidade é...

Um comentário em meu site observava que meu último texto de humor é de 2016, acrescentando que isso se explica pelo momento depressivo que vivemos.
Sou eminentemente alegre e, posso dizer que, fora o essencial contato com as pessoas que eu amo, a pandemia só me tirou supérfluos: hobbies e viagens... O próprio governo que tanto critico, até o momento, nunca me prejudicou.
Então, lembro do amigo bolsonarista, repetindo o tosco argumento de que vivia bem durante os anos de ditadura. Retruquei dizendo que poderia dizer o mesmo da pandemia agora, mas, não. Não é porque estou em paz, que posso ignorar os que sofrem, os que têm medo, os que perderam alguém, muito ou tudo.
Epicuro condicionava a felicidade à sabedoria, honestidade e justiça. Não era bem disso que o filósofo grego falava, mas, como ser feliz num mundo onde a ciência é tratada como inimiga, ideologias ditam o que é probo e as leis se curvam a interesses privados?
Penso nos meandros que nos trouxeram até aqui...  A decadência das instituições democráticas, a passividade e alienação de uma sociedade mal informada, sem perspectivas, manipulável, à espera de um herói que viria, como que por mágica, dar fim às nossas mazelas.
E o paladino da vez está aí, com suas atitudes estabanadas e truculentas, destruindo tudo em que toca, prejudicando a economia, devastando o país, negando a realidade, atrasando as vacinas... O mito afinal, reduzido ao que sempre foi: uma lenda.
Eu, particularmente, prefiro os otimistas porque, se não alienados, são companhia muito mais agradável. Ainda assim, valendo-me da escrita, expresso, em minhas crônicas, um desânimo e descontentamento tais, que posso ser considerada pessimista.
Pelo menos, no curto prazo. Acredito na pedagogia da catástrofe e penso que, num futuro não tão distante, teremos aprendido com toda essa tragédia para que possamos retomar nossa trajetória progressista, tristemente interrompida por este lapso de involução.

 
Texto publicado na minha coluna semanal do jornal Alô Brasília.
Veja no jornal acessando:
http://alo.com.br/impresso/sex-25-02-2021/
Estou na página 7, Vida e Lazer.

Imagem daqui
Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 25/02/2021
Alterado em 25/02/2021


Comentários