Agora, vai!
Viver de fantasias? Só se for de carnaval...
Mírian Souza
Carnaval acabou, finalmente o ano começa no Brasil, chuvoso e frio como bem convém a uma quarta-feira de cinzas. A TV mostra o rescaldo de momo: Salvador, como sempre, ainda pulando atrás do trio, no Rio e em São Paulo, a expectativa pela festa das Escolas de Samba campeãs, Brasília, mortinha, mortinha e, no País inteiro, ressaca, sujeira e as estatísticas macabras da violência nas estradas e nos folguedos.
Outros assuntos são recorrentes: falta de água, aumentos na conta de luz, no preço da gasolina e, consequentemente, em todo o resto que precisa de água, luz e combustível para ser produzido. Ou seja, todo o resto. Pra completar, nada de reajustes na tabela do leão, cuja mordida está cada vez mais gulosa.
Ai, que tá batendo melancolia... Saudades de 2014!
É nada! 2014 foi um ano bem chato, meio parado com Copa e eleições... Já esqueceu? Copa, lembra? Aquela, do 7 a 1! E das eleições não quero nem falar porque até hoje tem gente brigando contra o resultado, pedindo impeachment da presidenta.
2015, não. Este vem cheio de expectativas e esperanças. Se não na vida-como-ela-é, pelo menos no horóscopo chinês, onde o ano que se iniciou ontem, do carneiro (meu signo a propósito), promete amor, paz, equilíbrio financeiro, criatividade, leveza, humor, saúde... Tudo de bom!
Abre parênteses.
Quer saber? Sou de abril e fiquei meio grilada com esse negócio de ser carneiro nos dois horóscopos. Carneiros têm chifres. Chegando em casa hoje, vai rolar DR! Ô, se vai!
Fecha parênteses.
Ok. Você, assim como eu, não é chinês e nem acredita muito nesse negócio de zodíaco. As previsões que te impressionam mesmo são as das datas de pagamento do IPTU, IPVA (e o Nota Legal, ó, deste tamaninho!), das faturas do cartão de crédito refletindo os gastos das viagens, das festas, matrículas, material escolar... Fora a ralação, porque com a clientela em férias, parece que tudo estava represado até agora para começar a aparecer!
Ufa! É por isso que brasileiro demora tanto pra engatar o ano novo. Dá vontade mesmo é de voltar pro carnaval e adiar mais um pouquinho... Será que ainda acho uma passagem pra Bahia??
Texto publicado no jornal Alô Brasília de
20/02/2015.