Sufragamos ou Naufragamos?
90% dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação.
Henry Kissinger
Durante as manifestações do ano passado, muita gente disse que seu protesto faria nas urnas. Hum hum! E a lista de candidatos “vergonha alheia” que se mantém nas casas legislativas e em vários governos pelo País a fora é mesmo de dar black bloc no estômago. Maior ânsia de vômito ao ver Tiririca receber a segunda maior votação do país para a Câmara Federal, seguido por dois reacionários homofóbicos do calibre de Marcos Feliciano e Bolsonaro. Tem mais: Alagoas elegeu Renan Filho no primeiro turno, Íris Resende segue no pleito em Goiás, que também elegeu Caiado para o Senado. Argh!
Para a Presidência, Dilma e Aécio. Vai ser difícil escolher um deles sem culpa no dia 26/10. O PT fez muita coisa boa nesses doze anos, mas também fez muita bobagem. Para nós, que esperançosos, acreditávamos na bandeira da ética levantada por Lula, doeram os constantes escândalos e denúncias deste período e a forma corporativista com que foram tratados pelo partido. E descobrimos o que Lord Acton já dizia: não há virgem na zona. Tá. Não era bem isso o que ele dizia, mas a ideia é a mesma: o Poder corrompe.
Se o PT se corrompeu, também se corromperam todos os que o antecederam. O PSDB, partido de Aécio, é líder no ranking de candidatos ficha suja barrados na disputa eleitoral deste ano, conforme dados dos TREs. E aí?
Aí, se todo mundo mete a mão, o jeito é olhar os candidatos por outro prisma. Competência, por exemplo. Dilma já demonstrou ter o raciocínio meio confuso, o que não seria um grande problema, se ela estivesse muito bem assessorada. Não está. Mantega tem conseguido se mostrar tão obtuso quanto eu quando o assunto é economia e é por isso que estamos, eu e o Brasil, há meses, penando pra sair do vermelho. Levo uma vantagem: nunca investi em Cuba ou Venezuela.
Aécio alardeia o choque de gestão que deu em Minas, mas perdeu a eleição por lá. Culpa do bolsa família como dizem? Mas e a já vivida experiência sob a batuta tucana, da qual lutamos pra nos livrar em 2002?
É! O dia das crianças está chegando e estou muito em dúvida se conseguiremos dar a elas um bom presente. Ou algum futuro. Pelo menos, no Brasil.
Texto publicado em minha coluna semanal do jornal Alô Brasília em
10/10/2014.