Textos



I Love Men
 

Feliz Dia do Homem para quem sabe ser um. O resto aguarde o Dia das Crianças. - Autor(a) desconhecido(a)

Dia desses, li numa camiseta: "I love Men". Murmurei: "Me, too".
É verdade. Se tem uma coisa que eu amo, é homem. Homem amante, no caso, o marido, por razões óbvias. Homem companhia: meus irmãos e amigos, por seu escracho, alegria, bom humor... Homem trabalho: colegas, subordinados e chefes, focados, comprometidos, profissionais... Homem exemplo: meu pai, sogro e outros representantes de uma geração onde o machismo, travestido em cavalheirismo, era até charmoso.

Homem é tudo de bom. Tudo é mais simples, sem frescuras, rendas e paetês. Nada de TPM, escova progressiva ou peeling de cristal.
Papo de homem é divertido. Não falam de babás, roupas, novelas ou crises de relacionamento. Pelo contrário, abordam atualidades, política, esportes, carros e, claro!, não podia deixar de ser, nós, as mulheres que merecemos mesmo toda esta atenção. Em companhia deles, ri-se muito, aprende-se um bocado, e tem-se sempre esta sensação maravilhosa de gratidão a Deus, por nos ter feito tão diferentes, tão perfeitamente complementares.
Nesta segunda-feira, dia 15/07, se comemora o dia deles. Ainda é uma data pouco conhecida, pois não tem o apelo comercial do dia das mulheres ou das mães. Em parte, porque, até nisso, eles são mais racionais, não têm essa fixação em datas como nós. Duvido um homem fazer biquinho porque você esqueceu, por exemplo, do aniversário de primeiro beijo.
Sim! Eles têm defeitos. Meio galinhas, pouco românticos... Muitas vezes, querem resolver na força bruta o que os argumentos não resolvem. Convenhamos: embora mais digno do que com lágrimas, é bem mais arriscado. E daí? Eles adoram o perigo, não têm medo de nada!
Até por isso, um dos objetivos da data é incentivar cuidados, especialmente com a saúde. Tentar convencê-los a não fumar, a comer bem, beber pouco, visitar o médico regularmente, realizar os exames preventivos...
Exames!? Vixe! Retiro o que disse sobre eles não terem medo de nada. Tem um examezinho que acovarda até o maior dos valentes!
Bobagem, meninos! Por vocês, nós enfrentamos cada uma...
Deixem disso, cuidem-se bem, por nós.
Afinal, we love you.
Amem-se também.

 

Texto publicado no Jornal Alô Brasília em 12/07/2013 e reeditado do texto homônimo publicado neste Recanto das Letras em 15/07/2009.
 
Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 12/07/2013
Alterado em 26/07/2013


Comentários