Textos



Conspirações e Teorias

Se Deus conversasse com os homens hoje,
decerto pensariam ser conspiração da NASA.
Claudiney Ribeiro


Brasil, tetracampeão da Copa das Confederações. Maravilha!! Sendo tetra, certamente já se consolidou como o melhor time do mundo e este título é inquestionável, certo? Em parte. Desta vez, o adversário era uma Espanha que há três anos não perdia uma partida oficial, invicta há 29 jogos, favorita em campo. O que teria havido? Fosse outro momento, talvez pudéssemos culpar o cansaço dos espanhóis, após os desfrutes em terras tropicais, famosas por suas belas mulheres e pela gastronomia, que, definitivamente, não é para os fracos.
Em meio aos manifestos das última semanas, porém, é inevitável alguma teoria da conspiração: não teriam sido os espanhóis comprados para permitir a vitória brasileira que nos encheria de alegria patriótica, neutralizando a insatisfação generalizada com os rumos do país? Se foi essa a intenção, o Governo deve achar que valeu cada centavo investido, já que, desde a vitória neste domingo, não se fala em outra coisa nos noticiários. Manifestação!? Quando tem, é em homenagem aos “heróis do tetra”. Protesto? Normalmente restrito a este ou aquele grupos, lutando por questões pontuais. Como médicos brasileiros contrários à vinda de seus colegas cubanos, por exemplo. Revolta? Só pra lá de Marrakech. Mais especificamente, no Egito.
De qualquer modo, já que falei em teoria da conspiração, me dá na testa uma outra suspeita, ao ver Dilma insistir tanto no tal do plebiscito, apesar da gritaria da oposição. Será que não foi o próprio Governo quem insuflou a população às ruas, justamente para conseguir nos enfiar goela abaixo a tal reforma política?
Tomara que não. Tomara que o gigante tenha acordado de verdade, para orgulho de todos nós brasileiros. Que o Brasil das ruas continue gritando pelo fim da corrupção, por um País mais justo para todos nós e que o gigante dos campos nos ufane a cada gol tupiniquim.
Tomara que essas teorias da conspiração sejam apenas conjeturas de gato escaldado por tantos episódios de manipulação das massas, aventados pelas oposições e pelos derrotados.
Isso! Que sejam apenas celeuma dos invejosos.
Para o bem desse nosso País.
Amém!


Texto publicado na edição de 05/07/2013, no jornal Alô Brasília.

Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 05/07/2013


Comentários