Como Se Fosse a Primeira VezFinalmente, depois de ver os trailers no cinema, os cartazes na locadora e as muitas chamadas para o filme na TV, assisti à comédia romântica "Como se Fosse a Primeira Vez" com Adam Sandler e Drew Barrymore. O filme conta a história de uma moça que, após sofrer um acidente de carro, torna-se incapaz de preservar a memória recente, esquecendo à noite tudo o que lhe aconteceu durante o dia. Um ano depois, ela conhece um rapaz, e os dois se apaixonam. Mas lidar com este relacionamento que, na manhã seguinte, evapora-se da cabeça de sua amada passa a ser um problemão para o pobre mancebo. Depois de algumas divertidas cabeçadas, ele encontra uma forma de fazê-la relembrar, toda manhã, de tudo o que lhe aconteceu desde o acidente até a véspera.
Não é um filme que vai mudar a vida de ninguém, o humor é infantil e, em alguns momentos, beira o pastelão, mas, a idéia central de um amor que precisa renovar-se a cada dia, "como se fosse a primeira vez", tem algo de lição de vida que não pode ser ignorado.
Em nossos relacionamentos, vamos sendo engolidos pela rotina, os problemas, os muitos atritos que a convivência nos impõe e acabamos por esquecer aquele primeiro dia, o momento em que o amor nos encantou, nos fez acreditar que aquela pessoa seria para a vida toda.
De repente, assim como a personagem de Drew, acordamos ao lado de um estranho, desconhecendo as razões que nos levaram até ali. Diferente dela, ao repassarmos nossa história, não podemos deixar de fora as brigas, os defeitos, as pequenas e grandes diferenças, focando apenas na magia, encantamento, qualidades, paixão. Embora isso pareça ruim, por outro lado, mostra que estamos ao lado de um ser humano completo, perfeito em tantas coisas que valorizamos e imperfeito também, o que nos permite a grandeza de aceitá-lo como ele é.
Todo dia reviver nossa história em comum, momentos bons, outros nem tanto, mas tendo a certeza de que, colocando tudo isso na balança, no dia seguinte é com esta mesma pessoa que queremos estar. Até o fim dos nossos dias. Como se fosse a primeira vez.
Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 07/10/2009
Alterado em 03/06/2010