Parece Piada do JoãozinhoJoãozinho, assim como a personagem infanto-diabólica mais freqüente no anedotário nacional era um garotinho lindo, sociável, cheio de energia e criatividade. Em bom português: o moleque era da pá virada.
Tentando dar um jeito no guri, seus pais o inscreveram num grupo de escoteiros. E o incrível é que o garoto se saiu bem. Mesmo nas questões de disciplina, o que reforça a tese de que a TV nunca dá defeito na frente do técnico. Todo mundo achava o menino um anjinho.
Num sábado, David, o filho do chefe do escoteiros o convidou para o almoço. Joãozinho comportou-se muito educadamente, até que o prato principal foi servido. Fígado!! Joãozinho era boa boca. Comia praticamente de tudo, exceto duas cosias. Uma delas era fígado. Sem saber o que fazer com aquele bife muito liso e esverdeado no seu prato, o moleque olhou disfarçadamente para a janela atrás de si. Não pensou duas vezes. Numa hora em que todos pareciam distraídos, jogou o bife pela janela num único e preciso gesto. O que ele não esperava é que o vidro estivesse fechado. A carne bateu em cheio na vidraça e desceu por ela, escorregando, deixando uma marca gordurosa pelo caminho. Claro que todos à mesa viram a lambança. David contorcia-se, às gargalhadas. A mãe dele preciptou-se para a cozinha atrás de um pano. Enquanto limpava a sujeira, ela lhe explicou que isso era errado, que deveria ter dito que não gostava de fígado e tal... Joãozinho, envergonhado, assentiu, cabisbaixo.
Depois do almoço, a sobremesa, sagu de uva, a única outra coisa que ele não comia. É muito azar, pensava. E agora? Iam achá-lo um chato, nunca mais o convidariam para nada. Sem saber o que fazer, o menino se deu conta de que o cachorro estava ali, sentado ao seu pé, olhando para ele com olhar pidão. Aos pouquinhos, foi passando o mingau rosado para a mão e dela, para o bichinho. Quando esvaziou a tigela, limpou a mão na barra da toalha. Ninguem havia percebido e o garoto suspirou aliviado. Foi quando o cachorro começou a passar mal e vomitou toda aquela gororoba no meio do tapete da sala.
Joãzinho desistiu do escotismo de vez.
*****
Só por curiosidade... As marcas que gurizinho da imagem mostra, foram feitas por ele mesmo. Com um garfo.