Poeta Bom É Poeta Morto (cotidiano)
Calma, lá! Não estou fazendo apologia a nenhum poetacídeo. Antes de brigar comigo em sextilhas rimadas, deixe-me explicar o título polêmico inspirado no verso de "Você Só Pensa em Grana" de Zeca Baleiro. Na música, ele fala com alguém que só pensa em grana - óbvio, né? - e para quem os poemas não têm valor, o que é ainda mais óbvio. Vê lá se alguém que só pensa em grana vai dar valor a poemas? Não sendo o dono de alguma editora, claro. Este adora poesia e poetas. Vivos ou falecidos. Em alguns casos, preferem mesmo estes últimos, pois, se o sujeito já tem algum prestígio, depois de morto vira santo. E aí, vende pra caramba.
E é sobre isso que quero falar. O valor de um poeta não está mais na qualidade de seus versos, mas na quantidade de dinheiro que ele rende aos que nele investem. E, quando digo poeta, estou, claro, me referindo a qualquer tipo de escritor. A maioria tem que sustentar o próprio talento, pagar para publicar um livro, para divulgar seu trabalho. Poucos são os felizardos que conseguem viver de sua arte e, muito menos, os autores que enriquecem escrevendo. É preciso muita sorte ou um bom patrocinador até que um nome desponte.
Ainda assim, apesar dessas agruras, das dificuldades do caminho, estamos cercados de talentos fantásticos e a cada dia, novos aparecem...
Recentemente, participei de um desafio com um pequeno grupo deles: Malu, Zélia Freire, Marília L. Paixão, Dalila Langoni, Maria Olímpia, Ângela Gurgel, Léia Batista, Brigeth, Maria Fernandes Shu, AnaMarques, Milla Pereira... Escrever um texto sobre uma mulher, perdida em algum local estranho. Foi fantástico! Cada texto simplesmente genial.
Há outros autores que leio e comento sempre que posso, não só aqui no RL, mas em outros círculos onde transito. Ilustres desconhecidos aos quais sou muito grata. São eles que me ensinam a escrever.
Se poeta bom é poeta morto, poeta ótimo é poeta vivo, produzindo. Que esses grandes talentos vivam muito tempo, nos encantando sempre com suas obras geniais!
*****
Ficou curioso sobre o desafio? Vá conhecê-lo em:
http://www.escritoresdorecanto.xpg.com.br/
Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 30/03/2009
Alterado em 30/03/2009