É Preciso Ter FéUm homem violenta uma menina de 13 anos na segunda-feira. Morando numa cidade pequena, pela descrição do carro do estuprador, a polícia chegou a um grupo pequeno de suspeitos. Suas fotos são apresentadas a ela que imediatamente aponta um deles. Neste exato momento, este mesmo homem, após espancar a esposa, deixando-a para morrer na beira de uma estrada, está sobrevoando o aeroporto de Goiânia num avião roubado, com a filha de cinco anos a bordo. Depois de tentar chocar-se três vezes contra a torre de controle do aeroporto, ele resolve entrar com a aeronave pela porta principal do Shopping de Goiânia, provocando o máximo de mortes possíveis, um último ato grandioso de uma mente doentia. Por sorte, choca-se contra uma árvore que lhe desvia o rumo, fazendo-o cair no estacionamento. Morre na queda, levando a criança consigo.
Depois dessa tragédia, as páginas dos jornais, esmiúçam a vida do desgraçado. Era um homem descontrolado, excessivamente ciumento e rancoroso. O ato tresloucado foi planejado e a morte da criança era a forma mais efetiva de vingar-se da esposa. Não fica claro o porquê.
E a gente se pergunta: ele escapou impune? E todos os outros suicidas que atentam contra a vida alheia antes de darem fim às próprias?
Nestas horas, penso eu, é preciso ter fé. É preciso acreditar em justiça divina, céu e inferno, para poder suportar a angústia causada por uma situação dessas.
Assim como é preciso acreditar que há uma alma em nós à qual está destinada uma nova vida após nosso derradeiro suspiro. Que a esta alma estará reservado um destino compatível com a forma como vivemos a vida.
Fé é basicamente isso: conforto. É a fé que nos sustenta quando perdemos um ente querido ou quando vemos partir impune algum monstro cruel. É a fé que nos conforta na pobreza, na doença, na solidão. É acreditar num Deus que por nós vela que nos ajuda a seguir em frente, que nos protege dos demônios que seguem ao nosso lado, vociferando desgraças ou sibilando tentações.
A fé não irá impedir que desgraças aconteçam. Estas fazem parte do nosso aprendizado. Mas ela estará ao nosso lado para secar nossas lágrimas quando elas caírem.
Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 16/03/2009
Alterado em 15/06/2010