Textos



Quanto Vale uma Vida?

As estatísticas mostram...
Embora tenha um custo muito alto, do nascimento à morte, passando por educação, saúde, previdência, afetos, zelo, histórias e lutas, vale pouco uma vida no Brasil, ceifada sem remorsos por bandidos de todas as classes, incluindo a política.

Mas o que é uma vida para você que consome ovo de granja, sabendo o destino dado aos pintinhos machos no processo de produção? É uma vida a das galinhas poedeiras, que tem os bicos quebrados ao nascer para que não possam se automutilar no desespero da clausura a que serão submetidas até não mais servirem à indústria?
Que valor tem a vida do bezerro afastado de sua mãe para que dela possa ser extraído o leite que você bebe – e que lhe faz tão mal? Que valor tem a vida dessa mãe, emprenhada e parida seguidamente para que nunca lhe sequem as tetas que jamais amamentarão suas crias? Que valor tem a vida que você come, com gula, aos pedaços, forçando-se a esquecer que, não muito antes, ela era parte de um ser sensciente, conduzido ao abate ou arrastado para fora das águas, para longe dos seus? Vidas como a das abelhas, mortas em maior escala quanto mais nobre o produto de suas colmeias. Abelhas cuja falta amargaremos eternamente quando se forem todas, pelo seu papel fundamental no fenômeno da polinização. Insetos e roedores vários, exterminados aos milhões pela preservação de nossas lavouras também são vidas para você? E os coelhos, ratos, cães, gatos usados em testes tão cruéis quanto ineficazes, às vezes por força de lei, para que você possa ter à disposição remédios, produtos de limpeza e higiene, cosméticos...
Havia vida na mata queimada, há vida sendo dizimada pelo nosso lixo jogado nos rios e mares.
Vidas... Vidas que nosso especismo nos faz crer inferiores, criadas para nos servir, que nada valem diante das nossas. Que valem nada diante do cosmos, da violência urbana ou rural, do descaso governamental, do caos em que vivemos. A um alto custo e com tão baixo valor.

 
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Quanto Vale uma Vida no seu País?
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/quantovaleumavida.htm
Nena Medeiros
Enviado por Nena Medeiros em 31/07/2017
Alterado em 31/07/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Peço citar a autoria "Nena Medeiros" e o endereço do texto.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários